Política

Eduardo Leite envia à Assembleia projeto que cria plano e fundo financeiro para reconstrução do RS

today17/05/2024 69

Fundo
share close

O governador Eduardo Leite protocolou nesta quinta-feira (16) na Assembleia Legislativa um projeto de lei que cria formalmente um plano para a reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado, batizado de Plano Rio Grande. Essa iniciativa vai centrar as ações de recuperação dos danos provocados pelo desastre climático que assola o Rio Grande do Sul.

O projeto também institui um fundo financeiro para centralizar recursos voltados à reconstrução, chamado de Funrigs. Nesse fundo, serão depositadas as parcelas que o Palácio Piratini deixará de repassar à União para o pagamento da dívida, que foi suspenso por três anos. No período, o montante somará R$ 11,7 bilhões. A conta também reunirá verbas de emendas parlamentares, doações e outros recursos do orçamento.

O fundo terá um conselho que ajudará a decidir a destinação da verba e fiscalizar a aplicação. Esse órgão terá representantes do governo, de universidades, entidades empresariais, centrais sindicais e ambientalistas, além de Famurs, Assembleia Legislativa e Associação Riograndense de Imprensa.

“Com a criação do Funrigs, a sociedade civil terá acesso a uma maior transparência e monitoramento dos recursos destinados para o enfrentamento da catástrofe, promovendo assim a participação social na tomada de decisões relacionadas ao uso dos recursos públicos”, diz a justificativa do projeto.

A proposta foi elaborada em conjunto entre o governo e a bancada do PT, maior partido da oposição, que havia sugerido a criação de um fundo nesses moldes.

O líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes (PP), está conversando com os colegas para que o projeto tenha a tramitação abreviada e seja aprovado já na próxima semana.

—Buscaremos um acordo entre as bancadas para votar na próxima sessão extraordinária, que será na terça-feira — disse Frederico.

O presidente da Assembleia, Adolfo Brito (PP), convocou reunião de líderes para sexta-feira (17), às 11h, para pautar o projeto.

O texto estipula que Leite precisará designar um coordenador Plano Rio Grande, mas até o momento o Piratini não indicou quem ocupará esse cargo.

Fonte: GZH

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Notícias

Concessionárias não conseguem vender veículos desde o dia 7 deste mês no Rio Grande do Sul

As concessionárias de veículos não conseguem realizar vendas desde o dia 7 deste mês no Rio Grande do Sul, informou o Sincodiv-Fenabrave-RS (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado). As entidades representativas do setor automotivo lamentam que, mesmo as lojas que não foram atingidas pelas enchentes, estão impossibilitadas de efetuar as vendas em razão da paralisação de serviços do DetranRS (Departamento Estadual de Trânsito). “Desde o dia 7 […]

today17/05/2024 24

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%