Destaques

Força-tarefa do Cisvale e CREA/RS conclui análises em Vale do Sol

today10/06/2024 22

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: CREA/RS

A força-tarefa realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA/RS) e a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) vistoriou mais 52 edificações durante o fim de semana, no município de Vale do Sol. Da ação, 17 residências e duas pontes tiveram laudos com indicação de interdição por conta da situação agravada pelas enchentes do mês de maio. Atividade é realizada por profissionais voluntários e sem custo às prefeituras que solicitam o serviço via consórcio. Ao todo, mais de 600 edificações já foram periciadas.

No município de Vale do Sol, aproximadamente, 300 moradores foram impactados pelas enchentes do mês de maio. Deste total, 44 edificações tiveram que ser avaliadas pelos profissionais das áreas de engenharia, geologia e arquitetura do CREA/RS. Para a Presidente do Consórcio, Sandra Backes, a ajuda ofertada pelos 21 voluntários que estiveram no município, torna-se mais um passo para a reconstrução da região. “Já estamos no terceiro município que contou com este serviço de excelência, realizado por profissionais voluntários, que a partir da parceria entre o Cisvale e o CREA/RS e a Seasc, conseguem dar este suporte tão necessário às nossas prefeituras. Com mais esta ação, avançamos um pouco mais rumo à reconstrução dos nossos municípios”, avalia.

Os laudos – que devem ser entregues em até duas semanas para a prefeitura de Vale do Sol, sugerem a interdição de 17 edificações e duas pontes. Ao todo, foram vistoriados 44 imóveis e oito pontes atingidas pela enchente no município. “Com certeza um trabalho muito útil para todos os prefeitos que solicitaram este auxílio por meio desta parceria. Cabe a nós a gratidão a todos os voluntários que estão fazendo parte desta grande mobilização que ocorre em todo o estado”, destaca Sandra.

Vale do Sol é o terceiro município do Vale do Rio Pardo a solicitar a ajuda. Sinimbu e Venâncio Aires já receberam a visita dos profissionais do CREA/RS e tiveram, juntos, 594 edificações laudadas até o momento. “Agora, com esta última ação em Vale do Sol, contabilizamos 646 construções que foram periciadas por profissionais de extrema qualidade. É um serviço que faz toda a diferença, pois a vistoria poderá liberar a edificação dando oportunidade a retomada do espaço e em situações de riscos; possibilita que a gestão pública possa deferir a situação daquele imóvel, logradouro ou região”, sublinha a Diretora Executiva do Cisvale, Léa Vargas.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Reitores entregam ao Ministro Pimenta proposta para impedir o aumento da evasão no ensino superior

Reitores das universidades comunitárias se reuniram, nesta quinta-feira (6), em Porto Alegre, com o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, para dialogar sobre os impactos e desdobramentos na educação superior gaúcha após a maior tragédia climática da história. Na ocasião, a comitiva entregou uma proposta – o Programa de Bolsas Recupera RS – elaborada pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), […]

today10/06/2024 24

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%