Notícias

Governo do RS pretende fazer a microchipagem de 20 mil animais após as enchentes

today31/05/2024 7

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Divulgação

O governo do Rio Grande do Sul pretende fazer a microchipagem e a castração de 20 mil animais após as enchentes. A medida faz parte do Plano Estadual de Ações de Resposta à Fauna, lançado nesta sexta-feira, no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre. O objetivo é fazer o reencontro com os tutores depois da catástrofe climática.

De acordo com dados atualizados hoje pela Defesa Civil Estadual, ao menos 12.527 animais foram resgatados desde o início das enchentes. Além disso, 390 abrigos estão em operação no RS para cuidá-los.

O cadastro e a microchipagem ocorrerão por intermédio do aplicativo Animall Tag, em fase homologação. O gerenciamento das adoções dos animais também será efetuado pela plataformas Arcanimal e Pets RS. O processo também acontece com apoio da instituições de ensino Ufrgs, UniRitter, Ulbra e Feevale.

Presente no lançamento do plano, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que a situação dos animais atingidos pelas chuva sensibiliza bastante o povo gaúcho. “Isso tudo ainda deixará um legado maior e melhor do cuidado com a causa animal no Rio Grande do Sul”, destacou.

Fases

A fase 1 do plano já estava em atuação, compreendendo o resgate e a gestão da proteção emergencial dos animais, com ajuda da Assessoria técnica do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad), por meio de termo de cooperação.

A fase 2 envolve um pacote de ações para animais domésticos e domesticados, silvestres e de produção, de todos os portes. Entre as medidas, além da microchipagem e castração, há o lançamento de um manual de boas práticas de como devem ser os cuidados em abrigos.

O governo do RS também está lançando o WhatsApp da Causa Animal: (51) 99486-5180. No canal, a população poderá consultar informações acerca de doações e saberá como se voluntariar.

Fonte: Correio do Povo

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Política

Câmara de Vereadores de Santa Cruz realiza sessão extraordinária para debater Programa Estadia Solidária Municipal

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul foi convocada pelo presidente Gerson Trevisan (PSDB), a pedido da prefeita Helena Hermany, para uma sessão extraordinária na próxima segunda-feira, dia 3, às 15h, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi. O objetivo é apreciar o projeto de lei que institui o Programa Estadia Solidária Municipal no município. O projeto prevê a disponibilização de suporte financeiro temporário para a família acolhedora do núcleo […]

today31/05/2024 29

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%