Rio Grande do Sul

Grupos de trabalho discutem ações de inovação, ciência e tecnologia para reconstrução do RS

today28/05/2024 18

Fundo
share close

Os grupos de trabalho (GTs) definidos pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e pelo Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia iniciaram os debates sobre ações de mitigação, resiliência e reconstrução do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 28. O objetivo das reuniões é idealizar e propor projetos alinhados aos quatro eixos do Plano Rio Grande – Emergencial, Reconstrução, Rio Grande do Sul do Futuro e Mapeamento de Oportunidades de Recursos.

Os GTs são compostos por diversos atores do Sistema Gaúcho de Ciência, Tecnologia e Inovação, vinculados a universidades, ambientes de inovação, startups e outras instituições. A Sict está organizando o fluxo de trabalho, e o Conselho Estadual reunirá as propostas geradas nos GTs e fará a interlocução com os gestores do Plano Rio Grande.

“Estamos vivendo um momento extremamente desafiador. No âmbito da Sict, alinhados às discussões do governo como um todo, pensamos em como poderíamos contribuir articulando nosso Sistema Gaúcho de Ciência, Tecnologia e Inovação. Agora, nos grupos de trabalho, queremos construir juntos propostas de ações e projetos dentro da lógica de cada eixo”, explicou a titular da Sict, Simone Stülp.

A secretária destacou que a área de inovação, ciência e tecnologia tem muito a contribuir neste momento de emergência climática. “Temos uma academia extremamente fortalecida em diferentes regiões do Estado, além de um conjunto robusto de ambientes de inovação. Com a participação de representantes desses diversos setores, poderemos pensar no futuro do Rio Grande do Sul a partir desta nova realidade”, disse Simone.

Os GTs Mapeamento de Oportunidades de Recursos, voltado para ações de captação de recursos, e Rio Grande do Sul do Futuro, focado em iniciativas de longo prazo, tiveram seus primeiros encontros nesta terça (28/5). Os GTs Emergencial, de medidas de curto prazo, e Reconstrução, de ações de médio prazo, se reunirão pela primeira vez na quarta-feira (29/5). A dinâmica deste momento inicial envolve introdução dos temas e apresentação dos participantes.

Ao longo das próximas semanas, os grupos se dedicarão à construção colaborativa de propostas de projetos multidisciplinares. Na sequência, essas proposições serão encaminhadas, via Conselho Estadual Inovação, Ciência e Tecnologia, como subsídio para o Plano Rio Grande e demais órgãos que trabalham na reconstrução do Estado.

Fonte: Ascom Sict

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Feriado de Corpus Christi altera funcionamento das repartições municipais

Na sexta-feira o expediente será normal nos órgãos públicos de Santa Cruz Devido ao feriado de Corpus Christi na quinta-feira, 30, haverá alterações nos serviços das repartições municipais de Santa Cruz do Sul. No entanto, por determinação da prefeita Helena Hermany, os órgãos públicos estarão funcionando normalmente na sexta-feira, 31, devido à situação de Calamidade Pública em que o município ainda se encontra. “O trabalho de reconstrução requer que nossos […]

today28/05/2024 44

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%