Rio Grande do Sul

Guaíba deverá superar 5 metros novamente entre segunda e terça-feira

today12/05/2024 37

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Reprodução

O nível do Guaíba, no Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, alcançou 4,65 metros às 10h15min, novamente elevando a marca durante as chuvas mais recentes, com o agravante da enchente que ainda toma conta de boa parte da cidade. E, a depender das análises de técnicos da Sala de Situação do governo do estado, a marca deverá novamente superar os 5 metros entre esta segunda e terça-feira, algo que ocorreu pela última vez por volta do meio-dia da última quinta.

“As chuvas estão se comportando como previam nossos meteorologistas”, afirmou neste domingo o hidrólogo Pedro Camargo, da Sala de Situação. A primeira vez em que a marca histórica foi atingida havia sido no começo da manhã do último sábado, permanecendo acima dos 5 metros, portanto, por cinco dias. Os transtornos na Capital decorrentes disto foram, e continuam sendo, ainda imensuráveis.

Conforme o monitoramento hidrológico do mesmo órgão, divulgado nesta manhã, foram registrados nas últimas 24 horas volumes significativos de precipitação nas regiões Central, Metropolitana e Vales, causando elevação em praticamente todos os rios do estado, com elevações rápidas nas bacias dos rios Caí e Taquari.

Quanto ao Guaíba, o relatório aponta que há a expectativa de elevação acima dos 5 metros “conforme a chegada da vazão pelos rios contribuintes e a atuação dos ventos”. O Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) divulgou que o acumulado de chuva neste domingo, até às 9h, havia sido de 32,6 milímetros no Jardim Botânico e 29,4 milímetros no Belém Novo.

Fonte: Correio do Povo | Foto: Mauro Schaefer

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Destaques

Bairro Várzea já registra pontos de alagamento

Após o grande volume de chuva registrado desde a sexta-feira, o Rio Pardinho saiu novamente do leito, na madrugada deste domingo, 12, causando alagamento na Rua Irmão Emílio e Praia dos Folgados, no bairro Várzea, em Santa Cruz. O nível do Rio Pardinho chegou a 7 metros e 40 centímetros, o que causou o segundo alagamento no bairro em menos de duas semanas. Alguns moradores precisaram ser retirados de suas […]

today12/05/2024 207

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%