Agricultura

Medidas são anunciadas, mas cobranças aos governos seguirá forte, diz Fetag-RS

today29/05/2024 21

Fundo
share close

Nesta quarta-feira (29) em reunião na sede do MDA, Porto Alegre, a Fetag-RS participou de reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na qual, ao lado de outras entidades que representam o setor primário, endossou os pedidos por medidas urgentes para auxiliar a agricultura familiar gaúcha.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, esteve presente na reunião e cobrou o ministro por mais ações do governo federal, já que as medidas anunciadas até o momento, apesar de importantes, ainda são insuficientes. Em sua fala, Joel reconheceu que o governo está atuando com agilidade em alguns aspectos, tais como a prorrogação das dívidas, medida que fundamental no momento, mas que necessita de uma solução definitiva, pois apenas prorrogar as dívidas até 14 de agosto não resolve o problema das inúmeras famílias que se encontram endividadas e que não terão condições de honrar com seus compromissos.

Joel também reforçou a importância da resolução publicada ontem que incluiu a correção de solos nos itens que podem ser financiados pelo crédito emergencial, pois na maioria dos municípios gaúchos as lavouras estão sob espessas camadas de areia e lama. O presidente também solicitou financiamento para capital de giro para a reconstrução de propriedades e a disponibilização de milho balcão via Conab para sanar dificuldades como, por exemplo, a alimentação de animais.

Ainda sobre medidas anunciadas, hoje, em Brasília, o foi anunciada a criação de um Fundo Garantidor no valor de R$ 600 milhões para viabilizar o acesso crédito aos produtores que não conseguem segurar as operações no Pronaf ou no Pronamp. “A medida é uma demanda da Fetag-RS, considerada como fundamental que vem para reforçar o crédito emergencial, já que muitos produtores não tinham mais garantia para oferecer aos bancos”, afirma Joel.

Também hoje foi publicada no Diário Oficial da união a Lei 14.870 que institui o dia 12 de julho com sendo o Dia Nacional do Produtor de Leite.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Regional

Executivo encaminha pacote de medidas para beneficiar moradores, agricultores e empresas localizadas em áreas atingidas pelas enchentes em Venâncio Aires

Perdão de taxas e dívidas pode representar até R$ 3 milhões a menos nos cofres públicos Fechando um mês do desastre ambiental que causou prejuízos em grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul, a Administração Municipal de Venâncio Aires está encaminhando para análise da Câmara de Vereadores um pacote com cinco Projetos de Lei que visam contribuir com as medidas de socorro a moradores, agricultores e empresários localizados […]

today29/05/2024 25

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%