Destaques

Ministério garante prioridade ao projeto de macrodrenagem no bairro Várzea

today23/05/2024 26

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Divulgação

O projeto de macrodrenagem da microbacia do bairro Várzea encaminhado por Santa Cruz do Sul ao Governo Federal deverá receber prioridade. A indicação foi obtida pela prefeita Helena Hermany durante reunião, na tarde de quarta-feira, 22, com o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani.

Com isso, a iniciativa, orçada em R$ 160 milhões, através do programa Novo PAC – Cidades Sustentáveis e Resilientes – Prevenção a Desastres: Drenagem Urbana, será tratada com maior urgência, em virtude da situação de calamidade pública em que se encontra o município.

Conforme a prefeita, a partir desta semana, a Secretaria Municipal de Planejamento estabelecerá contato direto com Picciani para dar sequência aos encaminhamentos necessários. O deputado federal Heitor Schuch e o secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, também participaram do encontro. Caberá ao parlamentar do Vale do Rio Pardo levar a questão ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, buscando dar maior celeridade aos trâmites.

O projeto de macrodrenagem do bairro Várzea foi elaborado pela Unisc e inclui sistema de monitoramento de cheias, sinalização e demarcação de cotas de cheias, hidrojateamento e limpeza do sistema de drenagem, desassoreamento, canalização e estabilização dos cursos d’água e construção de reservatórios de amortecimento de cheias.

Para a prefeita Helena, a implementação das iniciativas trará maior segurança ao município no controle das águas e na prevenção e reação a situações de enchente. “A concretização desta proposta representará a solução definitiva de um problema histórico, que há décadas aflige a região da Várzea e Santa Cruz do Sul. Seguiremos atuando e em contato com o Governo Federal para que ela se torne realidade no mais breve espaço de tempo possível”.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

“Essa comissão que deveria ser de ética, se transformou numa comissão puramente política”, diz Henrique Hermany

Vereador afastado do exercício concedeu entrevista à Rádio Santa Cruz nesta quinta-feira   Após o Ministério Público, por meio da Operação Controle, ter apresentado denúncia contra o vereador Henrique Hermany, uma liminar suspendeu o processo ético-disciplinar contra ele na Câmara de Vereadores, e o Tribunal de Justiça negou o pedido para que ele retorne ao Legislativo. Na manhã desta quinta-feira, 23, o vereador santa-cruzense afastado do exercício, Henrique Hermany (PP), […]

today23/05/2024 134

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%