Destaques

“Nosso desastre é maior do que em Brumadinho”, relata a prefeita de Sinimbu

today10/05/2024 116

Fundo
share close

Crédito: Lauren Fernandes

Sinimbu foi um dos municípios mais afetados pelas chuvas da semana passada na região. Em entrevista para a Rádio Santa Cruz nesta manhã, a prefeita do município, Sandra Backes, disse que agora estão iniciando o terceiro momento do desastre, que é o planejamento da reconstrução. “A luta é árdua, mas com foco, fé e esperança vamos reconstruir Sinimbu, com a força de todos”, salienta a prefeita.

Para reconstrução, a prefeita explica que já estão cuidando dos trâmites mais burocráticos, trabalhando com o governo do Estado, junto ao Ministério da Integração. Nesta semana, a cidade recebeu a Defesa Civil da União e uma equipe técnica de Minas Gerais, responsável pelos maiores desastres ambientais. “Tive a coragem de perguntar para eles qual ‘estágio’ era o nosso, e é quase que o pior, o pior seria uma bomba. Deixou muitas marcas e muita destruição, nosso desastre, na ótica desses técnicos que estavam aqui, é maior que Brumadinho”, conta.

De acordo com a prefeita, ainda existem localidades que estão sem acesso e isoladas, e os mantimentos são levados por trilheiros, Exército, ‘gipeiros’ e até a pé. “Há um mutirão de pessoas envolvidas nesse projeto social e solidariedade”, salienta. Na cidade ainda tem bastante limpeza para ser feita. A prefeita salienta que pretende, até a próxima segunda-feira, 13, utilizar hidrojateamento para limpar toda a cidade.

Sandra pede colaboração da população, pois a cidade vem recebendo muitas doações, e pede que as pessoas sejam receptivas com os voluntários que vêm de fora. “Todo mundo precisa colaborar, ser prestativo e solidário, as doações são de bom coração”, enfatiza.

Até o momento, 15 pontes foram perdidas de acordo com a prefeita do município.  “Uma reconstrução que leva tempo, por isso, peço a compreensão das comunidades, as coisas não acontecem por meio uma ‘varinha mágica’. Tivemos muitas perdas e a reconstrução está sendo encaminhada, estamos trabalhando com uma equipe técnica”, salienta.

Em relação ao abastecimento de água na cidade, a prefeita revela que uma rede de 14km que abastece toda a cidade, região de Alto Sinimbu e Linha Rio Grande, foi arrebentada e precisa ser reconstruída. Sobre energia elétrica, a RGE está trabalhando para restabelecer a luz na cidade.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Santa Cruz do Sul

Unisc mantém aulas suspensas até 18 de maio

Em virtude da situação de calamidade que acomete 428 municípios gaúchos, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) mantém a suspensão das aulas durante a semana de 13 a 18 de maio, em todos os campi universitários, para os cursos de graduação presenciais e na modalidade a distância e também para o Cepru (com exceção do Parfor). As atividades dos estágios presenciais, em todos os cursos, dependem das instituições […]

today10/05/2024 18

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%