Destaques

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc elaboram manifesto para a reconstrução do Vale do Rio Pardo

today24/05/2024 19

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Divulgação / Unisc

Professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) elaboraram um manifesto para a reconstrução do Vale do Rio Pardo, bastante atingido pelas chuvas que têm ocorrido nos últimos dias. O documento apresenta dados das chuvas e propostas para enfrentamento da emergência climática e reconstrução de longo prazo na região.

O texto é assinado por todos os professores que integram o mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional. “O PPGDR igualmente tem contribuído, em parceria com instituições locais e regionais, através de ações de extensão e de pesquisa na elaboração de diagnósticos socioterritoriais e na avaliação de políticas públicas de desenvolvimento e planejamento territorial sustentáveis”, diz o texto.

Ao longo do manifesto, é colocado o histórico dos acontecimentos desde o dia 27 de abril, um sábado, quando o Vale do Rio Pardo foi atingido por forte granizo, seguido de tempestade e queda na temperatura de até 12 graus. “Nas cabeceiras dos rios que cortam a região, no Planalto Meridional e altos da Serra Geral, foram registrados picos de precipitação de até 540 mm. As chuvas contínuas no domingo, 28 de abril, ocasionaram, ao final do dia, primeiros pedidos de socorro à Defesa Civil, por famílias no meio rural, e foi emitido alerta para evacuação aos moradores do Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul.” O material segue com relato de ocorrências, nos municípios da região, para contextualizar a proposta apresentada.

A proposta de reconstrução, prevê uma primeira etapa de três anos com ações visando o restabelecimento do cotidiano pessoal e coletivo nas comunidades atingidas. “Para a segunda etapa de reconstrução, até 2030, propomos uma visão de longo prazo com base no conceito de reconstruir melhor que antes. O objetivo deve ser a conjugação de esforços para ampliar a resiliência frente aos próximos choques, bem como ampliar a capacidade de infiltração e retenção de água na bacia hidrográfica.”

Clique aqui e confira o manifesto na íntegra

Saiba mais

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional é interdisciplinar, integrado por docentes pesquisadores de várias áreas profissionais e se dedica a pesquisar e pensar soluções relacionadas ao desenvolvimento urbano e rural, à questão ambiental, às políticas públicas, à saúde coletiva e à comunicação voltada ao desenvolvimento. O Programa da Unisc é pioneiro no Brasil, completando em 2024, 30 anos de existência.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Mais de 1,6 mil famílias já realizaram o cadastro no Auxilio Reconstrução em Venâncio Aires

Os venâncio-airenses que residem em regiões atingidas pela enchente já podem se cadastrar no link disponibilizado pela Prefeitura para terem acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal. Até o momento, 1.681 famílias concluíram o cadastro visando o benefício de R$ 5.100,00 anunciados pelo Governo Federal. Além disso, 340 cadastros estão em fase de digitação e 66 são os pedidos de inclusão de moradores em análise pelo Município. Os interessados devem […]

today24/05/2024 13

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%