Lançamento da Revista Se liga nessa acontece nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente
Perante os recentes eventos climáticos no Rio Grande do Sul, que resultaram na maior tragédia natural do estado, e a necessidade de ampliar os diálogos sobre mudanças urgentes, uma ação de intercooperação entre Cooperativas do Sicredi e a Greta Consultoria resultou na criação de uma publicação sobre educação climática. A Revista Se liga nessa, voltada para estudantes de cooperativas escolares, será lançada nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
A assessora pedagógica da Greta Consultoria, Delci Bender, explica que a ideia surgiu dentro do projeto Desafios Coopes, uma ação virtual relacionada ao Dia de Cooperar (Dia C), que iniciou durante a pandemia como forma de conexão entre as cooperativas escolares. “Diante de todo este momento, de toda esta tristeza que o Rio Grande do Sul está sofrendo, nós pensamos em uma forma de apoiar esta discussão com as escolas parceiras do Programa Cooperativas Escolares”, afirma Delci.
A revista leva conhecimento para os jovens com o objetivo de compreender, por meio da ciência e de estudos, as causas e impactos das mudanças climáticas. A publicação, que será disponibilizada nos formatos virtual e impresso, conta com diversos assuntos, como emergência climática, eventos climáticos extremos, agenda global e os Objetos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), impactos das mudanças climáticas no planeta, justiça climática, iniciativas sustentáveis, ações de transformações, entre outros.
A publicação aborda assuntos dentro do cotidiano dos estudantes cooperativistas, em uma linguagem acessível, com atividades como cruzadinhas, inspirações, exemplo de ativismo juvenil e playlist no Spotify. “Nós, como cooperativistas, somos chamados a agir, este é um grande apoio para a discussão e, a partir disso, outras ações poderão surgir. É agir local para impactar globalmente”, frisa Delci.
Com a missão de buscar um mundo melhor, o cooperativismo acredita na geração de riqueza sustentável, respeitando a natureza e seus recursos. A produção do material foi voluntária, realizada pelos assessores pedagógicos do Programa Cooperativas Escolares em prol das escolas parceiras. As cooperativas do Sicredi envolvidas são: Cooperação, Interestados RS/ES, Origens RS, Ouro Verde MT, Região da Produção RS/SC/MG, Rota das Terras RS/MG e Vale do Rio Pardo.
Compromisso – A Sicredi Vale do Rio Pardo é uma das cooperativas envolvidas na publicação. Segundo o presidente da instituição, Heitor Álvaro Petry, o sistema cooperativo tem compromisso com a vida humana e toda aquela que faz parte de nosso planeta. “Com conhecimento sobre educação climática, os estudantes podem se conscientizar e propagar informações importantes em suas famílias e comunidades, como também tomar atitudes e formar hábitos capazes de contribuir para um ambiente sustentável”, destacou o líder cooperativista.
Diversas ações solidárias surgiram após as enchentes no Rio Grande do Sul. Na região do Vale do Rio Pardo, muitas famílias foram afetadas e precisam de ajuda. As cooperativas escolares ligadas à Sicredi Vale do Rio Pardo estão realizando campanhas voluntárias de arrecadação de brinquedos, livros, materiais escolares, alimentos, produtos de higiene, roupas de cama e agasalhos. Para o Dia de Cooperar (Dia C), em 6 de julho, estão previstas mais atividades.
Em anexo: Versão eletrônica da Revista Se liga nessa e fotos da campanha solidária da Cooperativa Escolar Pequenos Passos, da Emef Walter Dreyer, de Vera Cruz.
De artistas para artistas. É com este propósito que foi lançada, na noite dessa terça-feira, 4, na Casa das Artes Regina Simonis, a ação beneficente que visa auxiliar artistas santa-cruzenses que foram atingidos pelas cheias. A ideia consiste na comercialização de obras que foram doadas por artistas locais e de outras regiões do Estado, e que já podem ser adquiridas pelo público. A iniciativa é da Associação Pró-Cultura de Santa […]
Comentários da publicação (0)