Educação

Publicação orienta estudantes cooperativistas sobre educação climática

today05/06/2024 12

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Divulgação

Lançamento da Revista Se liga nessa acontece nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

Perante os recentes eventos climáticos no Rio Grande do Sul, que resultaram na maior tragédia natural do estado, e a necessidade de ampliar os diálogos sobre mudanças urgentes, uma ação de intercooperação entre Cooperativas do Sicredi e a Greta Consultoria resultou na criação de uma publicação sobre educação climática. A Revista Se liga nessa, voltada para estudantes de cooperativas escolares, será lançada nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A assessora pedagógica da Greta Consultoria, Delci Bender, explica que a ideia surgiu dentro do projeto Desafios Coopes, uma ação virtual relacionada ao Dia de Cooperar (Dia C), que iniciou durante a pandemia como forma de conexão entre as cooperativas escolares.  “Diante de todo este momento, de toda esta tristeza que o Rio Grande do Sul está sofrendo, nós pensamos em uma forma de apoiar esta discussão com as escolas parceiras do Programa Cooperativas Escolares”, afirma Delci.

A revista leva conhecimento para os jovens com o objetivo de compreender, por meio da ciência e de estudos, as causas e impactos das mudanças climáticas. A publicação, que será disponibilizada nos formatos virtual e impresso, conta com diversos assuntos, como emergência climática, eventos climáticos extremos, agenda global e os Objetos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), impactos das mudanças climáticas no planeta, justiça climática, iniciativas sustentáveis, ações de transformações, entre outros.

A publicação aborda assuntos dentro do cotidiano dos estudantes cooperativistas, em uma linguagem acessível, com atividades como cruzadinhas, inspirações, exemplo de ativismo juvenil e playlist no Spotify. “Nós, como cooperativistas, somos chamados a agir, este é um grande apoio para a discussão e, a partir disso, outras ações poderão surgir. É agir local para impactar globalmente”, frisa Delci.

Com a missão de buscar um mundo melhor, o cooperativismo acredita na geração de riqueza sustentável, respeitando a natureza e seus recursos. A produção do material foi voluntária, realizada pelos assessores pedagógicos do Programa Cooperativas Escolares em prol das escolas parceiras. As cooperativas do Sicredi envolvidas são: Cooperação, Interestados RS/ES, Origens RS, Ouro Verde MT, Região da Produção RS/SC/MG, Rota das Terras RS/MG e Vale do Rio Pardo.

Compromisso – A Sicredi Vale do Rio Pardo é uma das cooperativas envolvidas na publicação. Segundo o presidente da instituição, Heitor Álvaro Petry, o sistema cooperativo tem compromisso com a vida humana e toda aquela que faz parte de nosso planeta. “Com conhecimento sobre educação climática, os estudantes podem se conscientizar e propagar informações importantes em suas famílias e comunidades, como também tomar atitudes e formar hábitos capazes de contribuir  para um ambiente sustentável”, destacou o líder cooperativista.

Diversas ações solidárias surgiram após as enchentes no Rio Grande do Sul. Na região do Vale do Rio Pardo, muitas famílias foram afetadas e precisam de ajuda. As cooperativas escolares ligadas à Sicredi Vale do Rio Pardo estão realizando campanhas voluntárias de arrecadação de brinquedos, livros, materiais escolares, alimentos, produtos de higiene, roupas de cama e agasalhos. Para o Dia de Cooperar (Dia C), em 6 de julho, estão previstas mais atividades.

Em anexo: Versão eletrônica da Revista Se liga nessa e fotos da campanha solidária da Cooperativa Escolar Pequenos Passos, da Emef Walter Dreyer, de Vera Cruz.

REVISTA

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Ação beneficente vai contemplar artistas afetados pelas cheias

De artistas para artistas. É com este propósito que foi lançada, na noite dessa terça-feira, 4, na Casa das Artes Regina Simonis, a ação beneficente que visa auxiliar artistas santa-cruzenses que foram atingidos pelas cheias. A ideia consiste na comercialização de obras que foram doadas por artistas locais e de outras regiões do Estado, e que já podem ser adquiridas pelo público. A iniciativa é da Associação Pró-Cultura de Santa […]

today05/06/2024 8

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%