Destaques

Quinta-feira é marcada por celebrações de Corpus Christi em Santa Cruz

today30/05/2024 40

Fundo
share close

A data é alusiva ao sacrifício de Jesus Cristo feito por toda a humanidade

Nesta quinta-feira, 30 a Igreja católica celebra a solenidade de Corpus Christi. A data presta uma homenagem ao sacrifício de Jesus Cristo feito por toda a humanidade. É a representação e a celebração do seu corpo e sangue. A solenidade acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa.

As celebrações iniciaram pela manhã, com a Santa Missa, na Catedral São João Batista, com grande participação da comunidade santa-cruzense. A missa foi presidida pelo bispo diocesano de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Alberto Dilli, e teve a transmissão da Rádio Santa Cruz.

Foto: Henrique Bauer/ Rádio Santa Cruz

Após a celebração da missa, ocorreu a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, isto é, com a Eucaristia, saindo da Catedral, passando pelas ruas Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro, Fernando Abott, Marechal Floriano, Júlio de Castilhos, até chegar à Praça Getúlio Vargas. Foram realizada duas paradas, uma em frente ao Hospital Santa Cruz, onde foi proferida a benção especial aos enfermos e aos profissionais da saúde, e outra em frente ao Colégio Marista São Luís, pedindo proteção aos estudantes e profissionais da área de todas as instituições de ensino. O trajeto encerrou junto ao Memorial de Dom Alberto Etges, na Praça Getúlio Vargas, com benção solene do Santíssimo Sacramento. Ao longo da programação, houve momento para solidariedade, denominado como Dia da Partilha, onde a comunidade teve a oportunidade de doar alimentos, agasalhos e cobertores que serão entregues aos necessitados.

 

Foto: Henrique Bauer/ Rádio Santa Cruz

O bispo diocesano de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Alberto Dilli, falou sobre a representatividade da data. “É um dia muito especial para a Igreja Católica, pois celebra o corpo de Cristo, tradução do termo Corpus Christi em latim. É um momento que nós damos um destaque especial para a Eucaristia, para demonstramos a fé, através da presença real de Jesus Cristo. Além de celebrarmos a missa, nós levamos o filho de Deus pela ruas da cidade e fazemos essa celebração”, enfatiza.

O líder religioso ainda comentou sobre os tapetes, algo que chama muita atenção da comunidade durante a data. “Os tapetes têm, em primeiro lugar, a finalidade de representar algo bonito, algo precioso para reverenciar Jesus Cristo. Inclusive, a única pessoa que pode pisar em cima dos tapetes é quem preside a celebração, pois é quem carrega o ostensório, que representa Cristo”, observa o bispo.

Por: Henrique Bauer

 

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Destaques

Feira de adoção disponibiliza animais resgatados na enchente em Santa Cruz

Durante esta quinta-feira, 30, feriado de Corpus Christi, cães e gatos resgatados na enchente de Santa Cruz terão a oportunidade de ganhar um novo lar. A feira de adoção de animais se estende até às 16 horas, no Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest. A feira foi idealizada pelo Centro de Bem-Estar Animal, depois de ter o prazo encerrado para a identificação de tutores responsáveis pelos animais salvos nas […]

today30/05/2024 121 17 3

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%