Clima

Santa Cruz decreta estado de calamidade e luto oficial

today03/05/2024 132

Fundo
share close

A prefeita Helena Hermany decretou luto oficial de três dias, a partir desta quinta-feira, 2. No documento, a prefeita elenca vários motivos para a medida, em especial, expressa ela, pelas perdas humanas, sendo constatadas, no município, pelo menos três mortes. Por conta disso, inclusive, a prefeita determinou que as bandeiras da sede da prefeitura, na Praça da Bandeira, fiquem posicionadas em meio mastro, reforçando a solidariedade aos familiares das vítimas.

Helena lamenta ainda as perdas ambientais, materiais, prejuízos econômicos e sociais. Ao mesmo tempo, a prefeita enobrece a postura da comunidade santa-cruzense, que está demonstrando um espírito solidário para com as famílias atingidas, através de doações de materiais e disponibilizando tempo para ajudar na reconstrução das vidas dos moradores afetados pelas cheias.

Estado de calamidade

Diante dos incalculáveis prejuízos causados pelas enxurradas, a prefeita Helena Hermany assinou nesta quinta-feira, 2, o decreto que declara Estado de Calamidade Pública em Santa Cruz do Sul. Na justificativa, a prefeita elencou uma série de motivos para tomar essa medida.

Dentre os fatores elencados estão a presença de pessoas desabrigadas e desalojadas, o resgate de moradores de várias regiões do município, e que para isso teve que dispor de toda a estrutura da administração municipal para agilizar ações de respostas imediatas, em especial, para salvar vidas. O documento reitera ainda os prejuízos econômicos e sociais, decorrentes das intempéries.

Através da busca do reconhecimento federal, pelo decreto, a população atingida poderá ser beneficiada, seja por novos incentivos agrícolas, no caso dos moradores do interior do município, e por outros projetos que possam contribuir para que as famílias atingidas possam reconstruir suas vidas, como a liberação do FGTS.

A Câmara de Vereadores terá sessão extraordinária nesta sexta-feira, às 9h, para deliberar sobre o decreto.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Destaques

“Sinimbu não tem mais nada”, lamenta a prefeita sobre a maior enchente já registrada no município

As chuvas que assolam o Rio Grande do Sul deixaram marcas em Sinimbu. Uma das cidades mais atingidas pelas enchentes, hoje inicia sua reconstrução. Em entrevista para a Rádio Santa Cruz, a prefeita Sandra Backes, enfatiza que o cenário é de guerra. “Infelizmente fomos muito atingidos, enchente histórica, a maior enchente já registrada na nossa cidade”, lamenta. Sandra conta que em torno de 1.500 pessoas estão desabrigadas e muitas famílias […]

today02/05/2024 657 12 2

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%