Educação

Secretaria da Educação assina termo de cooperação com o Sesi para ações em escolas nos municípios atingidos

today27/05/2024 15

Fundo
share close

Na manhã desta segunda-feira (27/5), o governo do Estado, representado pela Secretaria da Educação (Seduc) e pela Secretaria da Saúde (SES), firmou um termo de cooperação com o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS) para implementar um conjunto de ações nas regiões afetadas pelas enchentes. O acordo garante a realização de iniciativas nas áreas de educação e saúde, com objetivo de ajudar na retomada dos municípios atingidos.

Denominado “Sesi ao Seu Lado”, o programa estabelece e detalha um cronograma de atividades, que envolvem ajuda humanitária, ações de acolhimento, assistência médica emergencial e suporte educacional. Os trabalhos previstos contarão com profissionais especializados e disponibilizarão equipamentos e materiais para a realização das medidas. O Estado proporcionará as condições para o Sesi agir, garantindo o acesso a locais apropriados e apoiando institucionalmente as ações desenvolvidas.

Na área da educação, o programa contempla a retomada de até 200 escolas, incluindo apoio psicopedagógico e psicossocial para equipes e estudantes, cursos de formação, cedência de materiais didáticos, esportivos, livros, kits de robótica e instrumentos musicais, além de materiais de higiene e de limpeza. Também serão implementadas ações afirmativas para auxiliar na continuidade e conclusão da escolaridade dos alunos.

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou a importância de parcerias estratégicas para enfrentar os impactos das inundações. “É algo absolutamente essencial em um momento em que todos se unem pela reconstrução, ressignificação, reinvenção de um Estado que precisa e vai voltar a ser próspero, exuberante e feliz. A gente está vivendo um contexto difícil, mas são ações como essas que nos ajudam a superar”, ressaltou.

O superintendente regional do Sesi, Juliano Colombo, explicou que a entidade atuou durante as enchentes de 2023 no Vale do Taquari, tendo experiência na prestação de serviços em situações de crise climática. “É um projeto de R$ 65 milhões, entre investimentos na saúde e na educação do Estado. Vamos entrar com recursos próprios, atuando com as estruturas do Sesi, com materiais e mobiliários, para ajudarmos como pudermos nessa reconstrução do aprendizado”, afirmou.

Na assinatura, além da secretária da Educação e do superintendente regional do Sesi, esteve presente a gerente de Educação do Sesi, Sonia Bier. O termo de cooperação terá vigência até 31 de dezembro de 2024, prevendo cláusulas com pontos sobre responsabilidades mútuas, confidencialidade e tratamento de dados.

Fonte: Estado do RS

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Notícias

Mais de 600 apenados são mobilizados em ações de auxílio à população atingida pelas enchentes

Desde o início de maio, a Polícia Penal, vinculada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), tem disponibilizado a mão de obra de pessoas privadas de liberdade para prestar auxílio à população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Até o momento, mais de 600 apenados, de 47 estabelecimentos prisionais, foram mobilizados para limpeza das cidades e fabricação de itens como camas, rodos, berços e casas para cães, […]

today27/05/2024 13

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%