Destaques

Secretaria da Saúde de Santa Cruz recomenda busca por atendimento médico nas unidade básicas e plantões noturnos

today10/05/2024 38

Fundo
share close
Com o aumento da demanda por assistência médica às vítimas das enchentes, tanto de Santa Cruz do Sul quanto de municípios vizinhos que estão sendo acolhidos, tem havido  sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda, no Hospitalzinho e também no Pronto Atendimento (PA) localizado junto ao Hospital Santa Cruz. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde solicita aos moradores de Santa Cruz do Sul que priorizem suas unidades de saúde de referência e os plantões noturnos – Posto Central/Clementina Martini, ESF Linha Santa Cruz e Hospital Monte Alverne – para buscar atendimento.
O secretário da pasta, Fabiano Dupont, destaca que Santa Cruz do Sul está preparada para assegurar o acesso universal aos serviços de saúde mesmo diante dessas circunstâncias desafiadoras. Ele salienta que as unidades municipais de saúde estão orientadas para receber e acolher todas as pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo aquelas abrigadas nas casas de parentes e amigos, provenientes de outros bairros. As famílias instaladas nos abrigos mantidos pela Prefeitura no Parque da Oktoberfest contam com o ambulatório montado no local.
Dupont também relata que uma força-tarefa com seis agentes comunitários de saúde foi formada para identificar pacientes que perderam receitas, que precisam de medicamento controlado e que ainda não se vacinaram contra a Influenza, por exemplo, orientando-os a buscar as unidades municipais de saúde. Esse grupo também está habilitado para cadastrar necessidades específicas das vítimas, como móveis e utensílios domésticos. Metade deles está desempenhando o trabalho na EMEF Guido Herberts e em caminhadas pelo bairro Várzea, conversando com moradores que estão realizando a limpeza dos imóveis.
Entretanto, Dupont enfatiza a importância da colaboração da população para otimizar a utilização dos recursos disponíveis, visando a atender o maior número possível de pacientes. “Estamos atravessando um período atípico e contamos com a compreensão de todos para que possamos viabilizar um atendimento de qualidade tanto aos residentes de Santa Cruz quanto aos pacientes provenientes de municípios vizinhos, que foram mais severamente afetados pelas chuvas e estão desprovidos de estrutura hospitalar adequada”, explica.
De acordo com Dupont, situações de saúde caracterizadas como urgência e emergência – tais como acidentes, fraturas, dores no peito, problemas respiratórios e sangramentos – devem ser encaminhadas às unidades de pronto-atendimento. Já em casos de menor complexidade, que não representam risco iminente à vida dos pacientes, a recomendação é buscar atendimento nos plantões noturnos. Os horários de funcionamento são os seguintes:
UBS Central – Clementina Martini
– de segunda a sexta-feira, das 18h às 24h
– sábados, das 8h às 18h
ESF Linha Santa Cruz
– de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h
Pronto Atendimento Municipal SUS do Hospital Beneficente Monte Alverne:
– de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h
– finais de semana e feriados, 24 horas por dia

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Polícia

Brigada Militar de Rio Pardo realiza prisão por estelionato

A Brigada Militar através do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), na manhã de quinta-feira, 09, na Br471, em Rio Pardo, prendeu um homem 34 por estelionato. A guarnição de serviço alertada de que estaria ocorrendo um estelionato próximo ao trevo da BR 471, deslocou até o local, onde fez contato com a funcionária que relatou que a loja havia sido vítima de estelionato na sexta-feira passada, 03, e […]

today10/05/2024 22

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%