Notícias

Venâncio Aires é adotada por Pescaria Brava, cidade de Santa Catarina

today29/05/2024 51

Fundo
share close

As iniciativas de cidades adotarem municípios do Rio Grande do Sul que foram afetados pela enchente vem sendo anunciadas e inspiram gestos semelhantes por parte de outros estados. Essa mobilização tem sido exemplo para todo o país e tem dado um novo ânimo para as comunidades afetadas. Com Venâncio Aires não foi diferente. O município teve nesta quarta-feira, 29, a confirmação de adoção por Pescaria Brava, cidade de Santa Catarina, que ofereceu amplo reconhecimento, plano de apoio e auxílio na reconstrução.

Uma equipe de Pescaria Brava já esteve no município trazendo doações e realizando uma visita aos pontos que foram atingidos e aos locais de recebimento de donativos. Além disso, viabilizam a logística da entrega de cerca de 80 fogões para Venâncio. “Estamos muito felizes em colaborar na reconstrução de uma cidade atingida pela enchente do Estado. Tivemos há 20 dias visitando o Rio Grande do Sul, visitando várias cidades e vimos tudo que aconteceu por lá, e comovidos pela situação fizemos o apadrinhamento, hoje somos padrinhos da cidade de Venâncio Aires. Neste projeto nós apadrinhamos a cidade e vimos tudo que aconteceu, e por isso através de uma parceria entre a Defesa Civil e empresas, nós conseguimos juntar um valor considerável para levar para o município uma grande doação de fogões”, destaca o Coordenador da Defesa Civil de Pescaria Brava, Cristiano Medeiros.

As estratégias já estão sendo pensadas pelas duas cidades, que deve ter por parte de Pescaria Brava o direcionamento de itens que as famílias necessitam como o envio de doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, colchões, recursos e, ainda, espírito de colaboração que é essencial para dar um novo folego na reconstrução. Além disso, a ideia de adotar Venâncio Aires tem sido pensada no envio de equipes e máquinas para a limpeza e organização. Nos próximos dias, deve ocorrer uma nova vinda para a Capital Nacional do Chimarrão para início dos trabalhos.

O prefeito Jarbas da Rosa comemorou a notícia e ressaltou que o espírito de solidariedade tem abraçado Venâncio Aires. “São empresários, amigos e anônimos de todas as regiões do país que se mostram solidários neste momento. Mas ver uma cidade inteira abraçando a nossa é ainda mais especial. Vamos ainda ter um contato mais próximo com eles e estabelecer esse intercâmbio”, revela o prefeito da Capital do Chimarrão.

Pescaria Brava: é um município brasileiro localizado no estado de Santa Catarina. O prefeito é Lourival Izidoro. É considerado um dos mais antigos povoados do litoral sul de Santa Catarina. Sua colonização, segundo historiadores, ocorreu há mais de 300 anos com a chegada de imigrantes portugueses à região. Está situado a cerca de 120 km ao sul de Florianópolis e possui um território de 120,6 km². Um plebiscito, ocorrido em 2003, definiu sua emancipação do município de Laguna, mas instalado apenas em 2013. Possui população estimada em torno de 10 mil habitantes (estimativa do IBGE para 2014), e é formado por descendentes de açorianos, italianos, indígenas e outros.

A principal atividade econômica em Pescaria Brava é a agricultura, que tem como base o cultivo de mandioca, feijão, milho e arroz. O trabalho gera renda para cerca de 1,5 mil famílias. A pesca, apesar de cada vez mais escassa também complementa a renda de várias famílias da região. O “camarão Laguna” extraído das lagoas da região, é muito apreciado por seu sabor singular, fruto da baixa salinidade da água da lagoa.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Empresas de Sinimbu recebem suporte através da Cacis

Em parceria com a Federação Varejista do RS e a Sicredi Vale do Rio Pardo, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu (Cacis) entregou na manhã desta quarta-feira, 29, o primeiro lote de mobiliário para as empresas atingidas pela enchente de 30 de abril. Neste primeiro momento, 20 empresas receberam mesas de escritório com gaveteiro, como suporte para recomeçar suas atividades. Um novo lote deve chegar nos próximos […]

today29/05/2024 14

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%